O Núcleo de Estudos Avançados de Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável (NEADI) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR)
representa reunião de professores e alunos da referida instituição de existência acadêmica sem fins lucrativos, fundamentalmente voltado para a apresentação de ideias, resultados de pesquisas teóricas e pragmáticas voltadas para a academia, sociedade civil e implementadores de políticas públicas.
Sem ter personalidade jurídicas, foi criado no ano de 1999 como Grupo de Pesquisas "Mercosul-Conflito de leis", atualmente, tendo vínculo com o Curso de Graduação e com o Programa de Pós-graduação em Direito da PUC PR, mestrado e doutorado (CAPES nível 5).
Trata-se de um “thinktanker” acadêmico, incluindo nas suas atividades apreciação de temas internacionais relevantes, nos diversos campos do saber: direito, política, economia, filosofia, história, geografia, literatura, entre outros; incluindo o foco no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e nos demais fenômenos de integração regional, incluindo desenvolvimento sustentável.
O objetivo do Grupo de Pesquisas é tripartido em: acadêmicos, social e auxiliar governamental.
Como objetivo acadêmico, a proposta é incentivar os estudos das diferentes concepções dos fenômenos internacionais no campo de pesquisa universitária, aprofundando temas trabalhados nos cursos de graduação em Direito, Economia, Filosofia, Ciência Política, Relações Internacionais, Geografia, História, Literatura, entre outros; incluindo a formação de pessoal docente na área universitária (graduação e pós-graduação).
Como objetivo social, a proposta do NEADI é colaborar com a sociedade civil brasileira por meio da produção do conhecimento.
Como objetivo auxiliar governamental, a proposta é colaborar na definição de políticas públicas nos diversos campos relacionados com a internacionalidade; defendendo o amplo aperfeiçoamento da pesquisa e do ensino, assim como a função institucional e seu papel social no século XXI da informação.
Sabe-se que, como resultado do fenômeno globalizacional, criação e ampliação de blocos econômicos regionais; o direito sobre mutações, tornando fundamental o acompanhamento dessas mudanças.
Assim, países com diferentes culturas jurídicas, aspectos econômicos, manifestações sociais; forçam a mudança dos meios de interpretação de acontecimentos do cotidiano, por necessidade, sendo forçados à criação de novos institutos: do direito comunitário, do direito integracional, do direito transnacional, do direito do desenvolvimento, entre outros.
O estudo dessas mudanças é necessário inclusive para a própria sociedade e não apenas para o campo da teoria jurídica.
A Equipe do NEADI.
Desde a sua criação, por iniciativa do Prof. Dr. Luís Alexandre Carta Winter no ano de 1999, o Grupo de Pesquisas “Mercosul-conflito de leis” da PUC PR organiza, promove e difunde encontros presenciais em dias pré-definidos, sempre voltando-se ao salutar diálogo, envolvendo ensino, pesquisa e extensão.
No ano de 2009, o Grupo de Pesquisas completou 10 anos de atividades efetivas, sendo composto por professores, pesquisadores e alunos de elevado nível acadêmico, sempre primando pela liberdade de expressão, multi e interdisciplinariedade e abertura para professores/pesquisadores de outras instituições de ensino e centros de pesquisa.
No ano de 2010, o GP fora vinculado ao Programa de Pós-graduação em Direito da PUC PR (conceito CAPES 5) (mestrado e doutorado), sendo convertido no Núcleo de Estudos Avançados de Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável (NEADI) da PUC PR, contando com dezenas de pesquisadores, alunos e professores visitantes.
Os membros oficiais do Núcleo de Estudos são divididos em: pesquisadores, estudantes e técnicos.
O Núcleo tem um firme Programa de Monitoria estabelecido desde o ano de sua fundação em 1999.
Núcleo de Estudos Avançados de Direito Internacional e Desenvolvimento Sustentável da PUC PR
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR(41) 3271 1515 / (41) 3271 1619 (fax)